Mapeamento de cadeias produtivas

Cadeia Produtiva

É o trabalho de mapeamento e monitoramento de todos os elos que constituem a cadeia produtiva, desde o início do processo até a entrega ao consumidor final, permitindo uma visão ampliada das fronteiras do negócio:

  • Possibilita a identificação de gargalos que podem inibir a competitividade do setor;
  • Permite que sejam tomadas ações preventivas e corretivas, buscando melhorar a sinergia entre os elos.

A visão integrada faz com que a competitividade deixe de ser um aspecto restrito a organização para ser resultante do conjunto de ações desenvolvido por todos os elos da cadeia produtiva em questão.

Mais do que a concorrência entre organizações, devemos nos concentrar na concorrência entre os sistemas produtivos: destaca-se aquele que desempenhar com maior eficiência a coordenação dos seus elos.

A partir destas premissas, colocam-se as seguintes questões sobre uma cadeia produtiva:

1 - Como está organizada a cadeia produtiva?

  • Mapeamos todos os elos da cadeia produtiva em análise
  • Analisamos o perfil e atuação dos atores de cada elo
  • Identificamos os gargalos
  • Apresentamos um conjunto de medidas capazes de elevar a competitividade da cadeia, buscando o melhor conjunto de resultados para todos os elos.

2 - Nosso trabalho também compreende a identificação das pesquisas científicas para compreender o estado da arte e as tendências do setor.

Os levantamentos são capazes de apontar gargalos e indicar estratégias a serem adotadas para a elevação da competitividade e lucratividade da cadeia produtiva em análise.